
HOUSTON, WE'VE HAD A PROBLEM...
O quê é que estamos tentando solucionar?
Em 2021, Durante a pandemia o cenário de mercado tornou-se exclusivamente online, por meio da pesquisa validamos hipoteses de que existe uma dificuldade real dos comerciantes de se integrar digitalmente e necessitavam de uma solução.
A proposta pensando nisso, seria a ferramenta de fácil uso, perfeita para a se estabelecer como o e-commerce. Descolado de um grande investimento de tempo para o vendedor e para o usuário que compra as flores. Proporcionando um ambiente confortavel e que promova qualidade de vida.

Going green
Mapear o problema
Desk Research
Onde atuam?
- vendendo para festas de casamento.
- aniversário de debutante e enfim decoração caseira.
Fizemos a ponte então, uma solução voltada a re-estabelecer uma conexão entre o usuário e seu ambiente por meio do cuidado a planta, promovendo bem-estar.
Matriz CSD
Algumas duvidas muito importante surgiram aqui, onde o sprint esquentou, tinhamos muitas suposições e hipotestes e podemos então priorizar as essenciais, que eram onde vendem para orientar o escopo da solução, foi essencial o livro Design Sprint do google para poder Mapear o problema de forma efetiva!
Alinhamos então oque pesquisamos com a nossa proposta, com a certezas de um cenário e a necessidade de solução embasada em dados reais, suposições de onde aplicar e dúvidas que tinhamos a cerca das motivações de compra.
Survey
Dividimos a pesquisa em duas partes, para os floristas e para os consumidores.
Para entender de perto como e onde os floristas vendem e o consumidores, quais dificuldades tem durante o processo, e dos consumidores onde e porquê consomem.
Abaixo os principais insights obtidos apartir dos dados.
Então... é um aplicativo!
Foi o que descobrimos ao tocar os formulários, considero aqui um dos principais insight do discovery.
Pois precisamos entender onde vendem e como interagem pela internet, sendo a maioria exclusivamente por meio de telefone celular, mais tarde durante a entrevista descobrimos que nem computador ou notebook fazem parte da estratégia de venda.
Cuidado de vó...
Uma descoberta que tivemos por meio das pesquisas com os consumidores, no periodo da pandêmia muitas pessoas passaram a valorizar mais o ambiente em casa. Então estariam dispostos a proposta de intervir com proatividade.
E que a dificuldade de manter um objetivo que proporcionasse uma rotina influenciava bastante uma parte dos usuários na qualidade de vida.
Chat-bot?
Um dos insights gerados pela equipe após a coleta de dado foi o uso de whatsapp como principal ferramenta de compra, tendo uma das possibilidades o chat-bot para o autoatendimento!
Going green!
Um dos insights gerados pela equipe após a coleta de dado somando as informações de facilidade de uso, pouco investimento de tempo dos usuários foi o foco me Plantas-verdes (cactos e afins).
MARKETPLACE QUE MELHOR A EXPERIÊNCIA DE CRESCER VERDE.
Faça esboços e decida!
Então... enfim é um aplicativo!
Como descodrimos agora a pouco, de bons insights a cabeça está cheia ou algo do gênero. Nos baseamos nos dados e no contexto dos usuários para enteder como, quando e o quê entregar.
Crazy 8's
Aqui sairam as maiores idéias em relação a acessibilidade, timer e otimizações para o fluxo!
Matriz Moscow
Fizemos uma votação anonima pelo Google Spreadsheets para poder votar rapidamente e prioziar os elementos essenciais do MVP.
User Flow
Fundamental para estruturar o marketplace, entendemos o fluxo basendo também no benchmarking dos concorrentes, pois muitas vezes encontramos dificuldades em etapas como, inclusão de uma busca, e também pequenos detalhes como o botão de voltar que esteve ausente nos dois aplicativos que comparamos.
Wireframing e protótipo
Criamos então guias visuais, os rabisco-frames, de como queremos aplicar e orientar o usuário, os wireframes das telas do Produto Minimo Viavel. Aqui continuamos a desenvolver no Miro, pois o projeto estava todo elaborado na plataforma e foi de facil de montagem com o auxilio de icones.